domingo, 5 de junho de 2011

Uma tragédia da Segunda Guerra Mundial


Há exatos 61 anos, submarinos alemães torpedearam e afundaram o navio Baependy no litoral de Sergipe, forçando a entrada do Brasil na guerra contra o Eixo Alemanha-Itália-Japão.  




Por  Paulo Lima



Em Aracaju, a tragédia do Baependy provocou  a reação emocionada da população, especialmente dos estudantes, que logo procuraram bodes expiatórios ou supostos espiões responsáveis pelas informações passadas aos submarinos alemães. 
Não somente em Aracaju, como em todo o território nacional, qualquer "súdito" dos países pertencentes ao Eixo era visto com desconfiança. A colônia japonesa, cujo maior núcleo estava concentrado no estado de São Paulo,  foi a mais perseguida, conforme relata Fernando Morais em "Corações Sujos".
Uma das vítimas do pogrom estudantil em Aracaju foi a família do italiano Nicola Mandarino, cuja residência, situada nas proximidades do Parque Teófilo Dantas, centro da cidade, foi apedrejada e pichada. 
Horas após o afundamento do Baependy, os corpos começaram a chegar à então praia Formosa, hoje região do Mosqueiro. Os corpos mutilados iam surgindo aqui e ali, assim como os seus pertences - malas, roupas, sapatos etc. 


fonte: 



By: Beatriz Vioto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário